Castração De Animais: Entenda Mais Sobre Este Assunto!

Castração De Animais: Entenda Mais Sobre Este Assunto!

A castração é uma das grandes atitudes de afeto que podemos ter com nossos pets. Ao contrário do que muitos tutores pensam, a castração está longe de ser uma mutilação.

Ela é uma forma de evitar muitas doenças tanto em machos quanto em fêmeas, prevenir comportamentos ligados ao cio e ainda contribuir para o controle da população dos animais de rua.

Muitos tutores relatam que após a castração os animas mudam seu comportamento, que eles acabam ganhando peso.

Mas a alimentação balanceada e as atividades físicas resolvem este problema com facilidade.

As brincadeiras são uma ótima maneira de deixar seu pet em forma, estreitar laços de afeto e melhorar seu desenvolvimento. Nossos veterinários fizeram um ótimo artigo falando sobre isso. Leia aqui.

Diante de tantos benefícios, isto nem é um problema!

Muitos preferem o uso de contraceptivos sem saber do elevado risco ao câncer que seus pets podem desenvolver além de sua eficácia duvidosa.

Assim, nossos veterinários explicam o que é a castração, seus benefícios tanto para machos quanto para as fêmeas e os cuidados no pós-operatório.

Se ainda ficar alguma dúvida, procure um médico veterinário de sua confiança.

Um lar para chamar de seu

 Antes de a castração propriamente dita, é importante pensar no destino dado aos filhotes, de certa forma, indesejados.

Quando os filhotes são abandonados nas ruas, o que acaba acontecendo com a maioria deles é a fome, sede, frio, riscos de atropelamento e maus tratos.

Para completar, estes animais acabam por procriar perpetuando um ciclo de abandono. Imagine que uma gata ou cadela pode gerar, a depender do porte, até 15 crias em um cio.

Seus descendentes vão continuar a se reproduzir e podem chegar ao astronômico número de 64 mil nascimentos em seis anos!!

Mas o que é a castração?

Na castração, o útero e o ovário das fêmeas são retirados, assim como os testículos dos machos.

A castração deve sempre ser feita por um médico veterinário, em uma clínica de sua confiança.

Como todo procedimento cirúrgico, envolve risos, então, tanto o uso de anestesia quanto os cuidados do pós-operatório são essenciais.

Alguns prudentes veterinários solicitam exames pré-operatórios para checar a saúde geral de seus pets. Converse com ele e faça o que for preciso para preservar a saúde de seu pet.

Vantagens para os machos

A remoção dos testículos reduz o aparecimento do tumor de próstata, das hérnias perineais e de seu pet contrair tumor venéreo transmissível.

Muitos relatam que os cães ficam mais dóceis, com menos disposição para ser cães pastores, mas os benefícios compensam e eles continuam om seus instintos protetores da família e da casa:

• Evita a hiperplasia da próstata

• Impede o aparecimento do tumor nos testículos

• Nos bichanos reduz drasticamente problemas de trato urinário

• Os castrados deixam de fugir para ir disputar as fêmeas no cio

• Eles diminuem a marcação de território com urina

Vantagens para as fêmeas

Castrar uma fêmea antes de o primeiro cio já diminui os risos de um tumor de mamas, além do tumor de ovário ou da gravidez psicológica:

• Elas não entrarão no cio a cada 3 meses, não atraindo machos em seu portão e impedindo a fuga para o cruzamento

• Reduz o risco de as cadelas desenvolverem piometra, uma doença uterina que atinge cerca de 60% das fêmeas

• Não gestar filhotes e não procriar é um grande benefício para sua fêmea e para a sociedade

Já em casa… 

O período do pós-operatório dura em média de 7 a 10 dias e todas as instruções do médico veterinário devem ser seguidas.

Ninguém quer que seu bichinho tenha uma infecção ou outra complicação no pós-operatório, não é mesmo?

Dentre as orientações, deixar a área sempre limpa e higienizada é uma delas. Outra é não deixar seu bichinho sozinho em casa, para que se observe qualquer comportamento estranho que ele apresente, seja dor, seja sangramento.

Seu pet vai chegar em casa com um charmoso macaquinho cirúrgico ou um daqueles colares elizabethanos, o famoso abajur de cachorro.

Eles são essenciais para que ele não fique lambendo a área cirúrgica ou mesmo arrancando os pontos com a boca ou as unhas enquanto se coça.

Logo após a cirurgia o alimente aos poucos e ofereça pouca água também, até que ele se reestabeleça.

Até que ele retorne ao veterinário para a retirada dos pontos é importante que o repouso seja mantido.

A gente sabe que algumas raças são bem serelepes e estão super dispostas no mesmo dia da cirurgia, mas cautela sempre é bom.

Subir escadas, saltar, correr muito são atividades que podem fazer um ponto ou vários se romperem e te obrigam a correr antecipadamente ao veterinário.

Isto pode significar mais estresse…

Seu paciente nem imagina que está operado, então, seja gentil e paciente. Logo ele estará pronto para todas as brincadeiras e vai retribuir todo seu cuidado em forma de amor.

Se resta alguma dúvida, ou deseja encontrar um lugar de confiança para realizar este procedimento em seu pet, entre em contato conosco!

A Envet terá um prazer imenso em receber você e seu animalzinho. Tenha certeza que serão cuidados e tratados com muito amor, carinho, e profissionalismo de ponta!

Deixe uma resposta

Fechar Menu